Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino religioso, Arte, Inglês, Ensino religioso e Educação física – Módulo 4

Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino religioso, Arte, Inglês, Ensino religioso e Educação física – Módulo 4 - 6º ano

Editora:
Editora Construir
Número de páginas:
496
Autores:
Maria Amélia Vieira e Rute de Souza Galvão
Descrição:
  • LÍNGUA PORTUGUESA
  • Capítulo 7
  • Um pouco de ciências
  • Texto: Por que temos dor de barriga?
  • Desvendando os segredos do texto
  • Aprofundamento do gênero I – Artigo de divulgação científica
  • Texto: O que dizem os moais (Fernando Reinach)
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • Verbo
  • Os modos do verbo
  • Formas nominais dos verbos
  • Conjugação
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • Aprofundamento do gênero II – Artigo de divulgação científica
  • Texto: O perigo das gostosuras (Isadora Vilardo)
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • Tempos verbais
  • Sujeito
  • Concordância verbal
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • A escrita em foco
  • Casos mais específicos de acentuação
  • A escrita em questão
  • Encerramento
  • Mídias em contexto
  • Capítulo 8
  • Em busca da informação
  • Texto: Tirinha (Alexandre Beck)
  • Desvendando os segredos do texto
  • Aprofundamento do gênero I – Entrevista
  • Texto: Entrevista com Célia Catunda (Silvia Dalben)
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • A oração e o período
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • Aprofundamento do gênero II – Entrevista
  • Texto: Física para todos (Vitor Casimiro)
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • A coordenação
  • Período composto por coordenação
  • Classificação das orações coordenadas
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • A escrita em foco
  • Uso das consoantes g e j
  • A escrita em questão
  • Encerramento
  • Mídias em contexto
 
  • MATEMÁTICA
  • Capítulo 9
  • Medidas de comprimento e de tempo
  • Para começar
  • Múltiplos e submúltiplos do metro
  • Leitura das medidas de comprimento
  • Transformação de unidades
  • Perímetro de um polígono
  • Perímetro de uma circunferência
  • Medidas de tempo
  • Operações básicas com medidas de tempo
  • Trabalhando com o tempo
  • Matemática +
  • Capítulo 10
  • Medidas de superfície e de volume
  • Para começar
  • Medidas de superfície
  • Unidades de medida e de superfície
  • Leitura das medidas de superfície
  • Transformação de unidades
  • Medidas agrárias
  • Medindo áreas das superfícies planas
  • O metro cúbico
  • Unidades de medida de volume
  • Leitura das medidas de volume
  • Transformação de unidades
  • Medidas de temperatura
  • Cálculo do volume de sólidos geométricos
  • Matemática +
  • Capítulo 11
  • Medidas de capacidade e de massa
  • Para começar
  • O litro
  • Leitura das medidas de capacidade
  • Transformação de unidades
  • O quilograma
  • Unidades de medida de massa
  • Relações importantes
  • Leitura das medidas de massa
  • Transformação de unidades
  • Matemática +
  • Capítulo 12
  • Introdução à estatística e possibilidades
  • Para começar
  • A coleta de dados
  • Noções de probabilidade e razão
  • Tabelas e planilhas eletrônicas
  • Gráfico
  • Média aritmética
  • Noções de possibilidade e os princípios aditivo e multiplicativo
  • Matemática +
  • Respostas das atividades
 
  • HISTÓRIA
  • Capítulo 11
  • O Império Romano
  • A organização política do Império Romano
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
  • Capítulo 12
  • Os reinos bárbaros
  • A formação dos reinos bárbaros
  • O Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
  • Capítulo 13
  • A Alta Idade Média
  • A formação do feudalismo
  • O islã
  • Os vikings
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
  • Capítulo 14
  • Baixa Idade Média
  • Auge do feudalismo na Europa
  • As Cruzadas
  • O renascimento comercial
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
  • Capítulo 15
  • A cultura medieval
  • O poder da Igreja
  • Outras doutrinas
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
 
  • GEOGRAFIA
  • Capítulo 13
  • Hidrografia
  • O que é a hidrosfera?
  • O ciclo da água
  • Os oceanos
  • Os mares
  • O relevo submarino
  • As correntes marítimas
  • Oceanos e mares em perigo
  • Os rios: águas correntes superficiais
  • As bacias hidrográficas
  • As regiões hidrográficas do Brasil
  • As águas subterrâneas
  • As geleiras
  • A água e as atividades humanas
  • A água será motivo de guerras?
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
  • Capítulo 14
  • O trabalho e a produção do espaço
  • A evolução da atividade industrial
  • O que é indústria?
  • A localização das indústrias no mundo
  • Os principais tipos de indústria
  • A organização e o funcionamento da economia mundial
  • Os setores da economia
  • As consequências do processo industrial
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
  • Capítulo 15
  • O campo e as transformações do espaço
  • Os sistemas da agropecuária
  • Os tipos de agricultura
  • A mecanização e o êxodo rural
  • A agricultura comercial
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
  • Capítulo 16
  • Um mundo de cidades
  • Por que nasce uma cidade?
  • A industrialização e a urbanização
  • O que é uma cidade?
  • A urbanização e o crescimento urbano
  • A classificação das cidades
  • Os problemas ambientais urbanos
  • Os problemas associados ao desenvolvimento urbano
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
 
  • CIÊNCIAS
  • Capítulo 11
  • Sistema nervoso
  • As células nervosas (tecido nervoso)
  • Conexões nervosas
  • Sistema nervoso central
  • Sistema nervoso periférico (SNP)
  • Ações voluntárias e involuntárias
  • Cuidados com o sistema nervoso
  • As drogas
  • Ciências e reflexão
  • Ciências no vestibular
  • Capítulo 12
  • Os sentidos
  • A importância dos sentidos
  • Visão
  • Gustação
  • Olfato
  • Tato
  • Audição e equilíbrio
  • Ciências e reflexão
  • Ciências no vestibular
 
  • ARTE
  • Capítulo 7
  • A arte de brincar
  • Sobre o tema penso...
  • Registre suas ideias
  • O que as outras pessoas pensam sobre
  • Diálogos com o tema
  • + Informações sobre o tema
  • Repensando
  • Ampliando o conhecimento
  • Vivenciando o tema
  • Capítulo 8
  • As maravilhas da arte
  • Sobre o tema penso...
  • Registre suas ideias
  • O que as outras pessoas pensam sobre
  • Diálogos com o tema
  • + Informações sobre o tema
  • Repensando
  • Ampliando o conhecimento
  • Vivenciando o tema
 
  • INGLÊS
  • Unit 7
  • A talent of mine
  • Text
  • Comprehension
  • Listening and pronunciation
  • Exercise
  • Grammar
  • Possessive pronouns
  • Practice
  • Plus
  • Exercise
  • Supplement
  • Lighter side
  • Extra-class
  • Unit 8
  • Countries and nationalities
  • Text
  • Comprehension
  • Listening and pronunciation
  • Exercise
  • Supplement
  • Grammar
  • The simple present form
  • Practice
  • Plus
  • Exercise
  • Lighter side
  • Extra-class
 
  • ENSINO RELIGIOSO
  • Capítulo 4
  • Símbolos, ritos e mitos religiosos
  • Vamos dialogar
  • Texto: A formação das sociedades pelo imaginário mitológico
  • Exercitando o que aprendemos
  • Refletindo sobre o tema
  • Mitos, ritos e tradições
  • Trabalhando com o tema
  • Agora é sua vez
  • Indicação de leitura
 
  • ED. FÍSICA
  • Capítulo 7
  • Entendendo as práticas corporais de aventura urbanas
  • Vamos dialogar?
  • O que podemos chamar de práticas corporais de aventura?
  • Exemplos de práticas corporais de aventura
  • Como podemos classificar as práticas corporais de aventura?
  • Quais os cuidados necessários para as práticas corporais de aventura?
  • Práticas corporais de aventura viciam?

Receba nossa Newsletter