Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino religioso, Arte, Inglês, Ensino religioso e Educação física – Módulo 2

Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino religioso, Arte, Inglês, Ensino religioso e Educação física – Módulo 2 - 6º ano

Editora:
Editora Construir
Número de páginas:
496
Autores:
Maria Amélia Vieira e Rute de Souza Galvão
Descrição:
  • LÍNGUA PORTUGUESA
  • Capítulo 3
  • Mitologia
  • Texto: Vitória-régia (ou mumuru), a estrela dos lagos
  • Desvendando os segredos do texto
  • Aprofundamento do gênero I – Mito
  • Texto: As lágrimas de Potira (Ana Rosa Abreu)
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • O texto
  • Fala dos personagens e pontuação
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • Texto: Mitos da cultura indígena
  • Aprofundamento do gênero II – Mito
  • Texto: A perigosa Yara (Clarice Lispector)
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • Tipos e gêneros textuais
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • A escrita em foco
  • Encontros entre vogais e semivogais
  • esencontro de vogais (hiato)
  • A escrita em questão
  • Encerramento
  • Capítulo 4
  • Design da informação
  • Texto: Sustentabilidade
  • Desvendando os segredos do texto
  • Aprofundamento do gênero I – Texto expositivo em livro didático e infográfico
  • Texto: Rochas, solos e minerais
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • Denotação e conotação
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • Aprofundamento do gênero II – Notícia
  • Texto: Paleontólogos descobrem espécie de dinossauro de pescoço comprido
  • Desvendando os segredos do texto
  • Análise linguística
  • Linguagem figurada
  • Prática linguística
  • É hora de produzir
  • A escrita em foco
  • Encontro consonantal
  • Dígrafo
  • Divisão silábica
  • A escrita em questão
  • Encerramento
 
  • MATEMÁTICA
  • Capítulo 4
  • Múltiplos e divisores de um número
  • Para começar
  • Múltiplos de um número natural
  • Divisores de um número natural
  • Divisibilidade
  • Números primos
  • O Crivo de Eratóstenes
  • Decomposição de números compostos em fatores primos
  • Como encontrar os divisores de um número natural
  • Número de divisores de um número natural
  • Máximo divisor comum (MDC)
  • Algoritmo de Euclides
  • Mínimo múltiplo comum (MMC)
  • Propriedades do MDC e do MMC
  • Matemática +
  • Capítulo 5
  • Frações
  • Para começar
  • Os números fracionários
  • Leitura de uma fração
  • Tipos de fração
  • Classificando frações
  • Número misto
  • Frações equivalentes e classes de equivalência
  • Simplificando frações
  • Reduzindo frações a um mesmo denominador
  • Comparando frações
  • Adição e subtração de frações
  • Multiplicação com frações
  • Divisão de frações
  • Potenciação de frações
  • Radiciação de frações
  • Expressões com frações
  • Problemas envolvendo frações
  • Matemática +
  • Respostas das atividades
 
  • HISTÓRIA
  • Capítulo 4
  • O Crescente Fértil
  • O berço da civilização
  • Mesopotâmia
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
  • Capítulo 5
  • Fenícios, hebreus e persas
  • Origem e localização geográfica
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
  • Capítulo 6
  • Civilizações africanas
  • A mãe África
  • As primeiras civilizações
  • Exercícios
  • Pesquisando
  • Pensando no vestibular
 
  • GEOGRAFIA
  • Capítulo 6
  • A Terra, planeta do Sistema Solar
  • A formação do Universo
  • A Terra: nossa casa comum
  • A história da Terra
  • O que aconteceu com os dinossauros?
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
  • Capítulo 7
  • O interior da Terra
  • A litosfera, ou esfera de rocha
  • A Teoria da Deriva Continental
  • A Teoria da Tectônica de Placas
  • A formação do relevo: dobras e falhas
  • Os agentes modeladores internos
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
  • Capítulo 8
  • Terra: estrutura e composição
  • Os tipos de rocha
  • O ciclo das rochas
  • Os agentes modeladores externos
  • As formas de relevo
  • A formação dos solos
  • Os horizontes do solo
  • Os tipos de solo
  • Preservação e conservação do solo
  • Os tipos de solo
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
  • Capítulo 9
  • Sem energia, não há produção
  • O que é energia?
  • Fontes de energia
  • Recursos minerais
  • A produção mundial de minérios
  • Os recursos energéticos fósseis
  • A energia nuclear
  • Fontes de energia renováveis
  • Exercitando o que aprendemos
  • Preparando-se para o vestibular/Enem
 
  • CIÊNCIAS
  • Capítulo 5
  • Terra, um planeta diferente
  • Os movimentos da Terra e suas principais consequências
  • A estrutura interna da Terra
  • As camadas terrestres
  • Crosta terrestre
  • Manto
  • Núcleo
  • Ciências e reflexão
  • Ciências no vestibular
  • Capítulo 6
  • Minerais e rochas
  • Rochas magmáticas, ou ígneas
  • Rochas sedimentares
  • Rochas metamórficas
  • A utilização das rochas no nosso dia a dia
  • O ciclo das rochas
  • Ciências e reflexão
  • Ciências no vestibular
  • Capítulo 7
  • Camada de água: disponibilidade de vida
  • A composição da água
  • A água que bebemos (potável)
  • A água é considerada um solvente universal
  • Estados físicos da água
  • Mudando o estado físico
  • Ciclo da água
  • Ciências e reflexão
  • Ciências no vestibular
  • Capítulo 8
  • Conhecendo a atmosfera
  • As camadas da atmosfera
  • Troposfera
  • Estratosfera
  • Mesosfera
  • Termosfera
  • Exosfera
  • Ciências e reflexão
  • Ciências no vestibular
 
  • ARTE
  • Capítulo 3
  • Um olhar sobre a arte
  • Sobre o tema penso...
  • Registre suas ideias
  • O que as outras pessoas pensam sobre
  • Diálogos com o tema
  • + Informações sobre o tema
  • Repensando
  • Ampliando o conhecimento
  • Vivenciando o tema
  • Capítulo 4
  • Viver a arte
  • Sobre o tema penso...
  • Registre suas ideias
  • O que as outras pessoas pensam sobre
  • Diálogos com o tema
  • + Informações sobre o tema
  • Repensando
  • Ampliando o conhecimento
  • Vivenciando o tema
 
  • INGLÊS
  • Unit 3
  • How is your routine?
  • Text
  • Comprehension
  • Exercise
  • Listening and pronunciation
  • Exercise
  • Grammar
  • To be – interrogative form
  • Practice
  • Supplement
  • Telling the time
  • Exercise
  • Lighter side
  • Extra-class
  • Unit 4
  • Exploring your house
  • Text
  • Comprehension
  • Supplement
  • Exercise
  • Grammar
  • Verb there to be (There + To be)
  • Practice
  • Listening and pronunciation
  • Exercise
  • Lighter side
  • Extra-class
 
  • ENSINO RELIGIOSO
  • Capítulo 2
  • Textos sagrados: seu valor nas comunidades religiosas
  • Vamos dialogar
  • O meu EU, o seu EU e o NÓS
  • Exercitando o que aprendemos
  • Refletindo sobre o tema
  • Pilares da fé: a importância do texto sagrado
  • Livros sagrados
  • Trabalhando o tema
  • Agora é a sua vez
  • Indicação de leitura
 
  • ED. FÍSICA
  • Capítulo 3
  • Esportes de marca: avaliando o desempenho
  • Vamos dialogar?
  • O que são esportes de marca?
  • Os recordes esportivos
  • Capítulo 4
  • Condicionamento físico: força, resistência, flexibilidade e equilíbrio
  • Vamos dialogar?
  • Ginástica
  • Possibilidades de classificação da ginástica
  • Ginástica de condicionamento físico
  • Capacidades físicas e exercícios

Receba nossa Newsletter