Descrição:
Os jornalistas são personagens muito populares em filmes e desenhos. Com frequência, assistimos a programas em que esses profissionais aparecem investigando algum acontecimento obscuro, denunciando fraudes ou mesmo revelando problemas sociais. Mas além das situações polêmicas e sensacionais, o jornalismo também informa sobre acontecimentos do cotidiano.
As notícias, por exemplo, podem nos informar sobre a previsão do tempo e nos ajudar a saber se devemos ou não levar um guarda-chuva ao sairmos de casa, podem nos deixar a par das atrações culturais que ocorrerão no fim de semana e dos acontecimentos políticos ou econômicos que envolvem o lugar onde vivemos.
Neste livro, falaremos sobre os diversos assuntos de que as notícias tratam, indo dos mais surpreendentes aos mais comuns, com a intenção de entender melhor as margens que separam o que é notícia do que não o é. Para isso, nos voltaremos para alguns conceitos, conheceremos antepassados da notícia e exploraremos algumas características dos nossos pensamento.
Vamos iniciar uma viagem cheia de histórias, algumas reais, outras inventadas, mas todas úteis para praticar nossos conhecimentos sobre as notícias. Ao fim, não seremos jornalistas ou especialistas, mas estaremos prontos para questionar os acontecimentos à nossa volta, levantando outros pontos de vista.
Também entenderemos que, mesmo existindo muitas forças influenciando a decisão do que será notícia, não podemos deixar de reivindicar espaço para que as diversas vozes, inclusive a nossa, sejam representadas. As notícias, portanto, podem falar de diversos assuntos, mas devem representar a todos nós.
Boa leitura!